04 horas
T.I.
Engenharia de Software: Técnicas
Neste curso, vamos conhecer algumas técnicas empregadas na construção de sistemas como a prototipagem, que consiste em construir uma representação visual para desenvolver alguns os requisitos críticos do sistema; e a modelagem de casos de uso, na qual são identificadas funções e benefícios que o sistema trará para o cliente.
A seguir, vamos conhecer alguns dos diagramas da UML (Unifield Modeling Language) utilizados no processo de construção de sistemas, apresentando detalhes a respeito dos diagramas de classe, de sequência e de comunicação. Por fim, vamos indicar ferramentas utilizadas para a construção de diagramas da UML.
04 horas
T.I.
Análise e Requisitos da Engenharia de Software
Neste curso, começaremos a detalhar as fases de desenvolvimento de um software, que se inicia com o levantamento e a análise de requisitos, nas quais são identificadas e detalhadas as necessidades dos usuários que demandam novo produto de software.
O processo ainda é embrionário e, por enquanto, é importante que se tenha clareza do que o software fará e como o software fará. A resposta a esses questionamentos norteará a produção do artefato modelo de projeto, que auxiliará a equipe de desenvolvimento nas fases de projeto, implementação, testes e implantação, com a
entrega do produto final de software.
04 horas
T.I.
Engenharia de Software: Modelos de Processo
Neste curso, vamos estudar características dos métodos preditivos e dos métodos ágeis, tidos como os principais modelos de processo de softwares desenvolvidos desde o início da década de 1970, e como eles nortearam o desenvolvimento da Engenharia de Software.
Nesses termos, começaremos apresentando o método tradicional, também conhecido como modelo de ciclo de vida e abordaremos as mudanças trazidas pelo advento dos métodos ágeis, dos quais Scrum, FDD, TDD e XP, dentre outros, são representantes e que apresentam princípios e práticas comuns, materializadas no
Manifesto Ágil.
04 horas
T.I.
Princípios da Engenharia de Software
Neste curso, vamos estudar os aspectos relacionados à origem da Engenharia de Software apresentando alguns conceitos por ela tratados, além de alertar que alguns dos fatores que colaboraram para o surgimento de crise do software ainda persistem.
Posteriormente, vamos destacar que a Engenharia de software abrange um processo e um conjunto de ferramentas que possibilitam aos profissionais desenvolverem softwares complexos e com alta qualidade. Por fim, vamos tratar da importância da documentação como ferramenta de troca de informação entre diferentes indivíduos que envolvidos no processo de desenvolvimento do projeto.
04 horas
T.I.
Tratamento de Interrupções e Exceções II
Para avaliarmos a performance de um computador, muitas coisas são levadas em conta.
Neste curso vamos estudar a temporização, que é responsável por ordenar como as coisas vão acontecer, numa fila que se chama barramento. A partir disso, tudo acontece numa sequência de processos.
Dentro desses processos, existem entradas, saídas. Interrupções. Vamos estudar cada caso detalhadamente.
04 horas
T.I.
Tratamento de Interrupções e Exceções I
Todos os componentes de um computador, como processadores, memórias, placas de vídeo e diversos outros, são conectados à placa-mãe, a qual chamamos de barramento. De maneira mais grosseira, podemos dizer que, ela é o encaixe de que cada peça precisa para funcionar corretamente.
Os barramentos têm como objetivo reduzir o número de vias necessárias para a comunicação dos diversos componentes, reunindo as comunicações por meio de um único canal de dados.
Neste curso você estudará como se comporta o barramento, os tipos existentes e como tratamos as suas interrupções e exceções.
04 horas
T.I.
Sistema de Computação: Componentes II
Falar de arquitetura de computadores e organização nos remete à memória, ao processador e o espaço de armazenamento. Nos fazemos perguntas básicas ao comprar um computador, queremos saber o armazenamento, a velocidade e a memória. Saber como funcionam esses componentes detalhadamente nos dá vantagem, por exemplo, num projeto de infraestrutura.
Neste curso, você verá detalhadamente quais os tipos de memórias existentes, como elas funcionam, bem como o funcionamento dos processadores, dos discos magnéticos e dos microprocessadores.
04 horas
T.I.
Sistema de Computação: Componentes I
Estudar a arquitetura e a organização de um computador é enxergá-lo por dentro, a sua organização, seus dispositivos e para que funcionam. Neste curso você estudará como os dispositivos e processadores estão organizados num computador e como a memória trabalha.
Também entenderá como funcionam as filas de endereçamento, como o computador consegue fazer mil tarefas ao mesmo tempo e ainda deixar o processador livre para que a máquina responda de maneira satisfatória.
04 horas
T.I.
Avaliação de Desempenho de Computadores II
Neste curso veremos, de uma maneira mais detalhada, como funciona a latência. Esse conhecimento é necessário, para que possamos compreender as relações entre densidade e velocidade da memória, DDR e latência.
Vamos discutir também o diagnóstico de hardware e você vai aprender a ver o que realmente existe na máquina e como funciona. Além disso, entenderá qual a capacidade de funcionamento desses equipamentos. Para finalizar, vamos falar em sustentabilidade em TI.
04 horas
T.I.
Avaliação de Desempenho de Computadores I
A busca pela satisfação do cliente é ponto focal da tecnologia hoje em dia. Seja em busca de hardware ou de software, é importante oferecer o melhor serviço, com qualidade e por um preço justo.
A avaliação de desempenho de um computador nada mais é que um conjunto de métodos que visa auxiliar técnicos, desenvolvedores e cliente a adquirirem o melhor produto com a melhor performance.
Vamos aprender como uma CPU trabalha, como o sistema operacional funciona dentro do hardware e como são medidos os tempos de execução dentro de um computador.
04 horas
T.I.
O Que é Engenharia de Software?
A Engenharia de Software é uma área da Ciência da Computação que sistematizou todo o processo de desenvolvimento de softwares, primando por requisitos de qualidade, eficiência e economicidade e buscando, de fato, tender as necessidades e expectativas de todos os usuários de recursos de tecnologia da informação.
A partir desse contexto, vamos estudar o conceito e dos principais objetivos da Engenharia de Software, assim como seu processo de evolução e as mudanças decorrentes dos problemas evidenciados pelo evento conhecido como crise do software, ocorrido no final da década de 1960.