04 horas
Administração
Posicionamento Competitivo
Neste curso você conhecerá o planejamento que uma organização precisa realizar para conquistar o seu espaço no mercado e sobreviver. Irá compreender o que é a missão da empresa, bem como a importância do engajamento da equipe em uma estratégia de marketing.
A estratégia faz parte de um planejamento estratégico, que deve apresentar um diagnóstico da empresa, com mensuração de demanda, seus públicos-alvo, suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e um plano de ação para que os produtos/serviços sejam inseridos e bem aceitos, resultando em seu sucesso e conquistando novos mercado.
04 horas
Empreendedorismo
Modelagem de Negócio
Neste curso, trataremos sobre o business model canvas e suas particularidades. Esse modelo de negócios, além de preparar para as incertezas e desafios, possibilita, como planejamento, que o empreendedor adquira
financiamento para viabilizar suas ideias. Nenhum banco ou investidor apostará em uma ideia mal projetada, sem planejamento e que não possa ser defendida com coerência.
Abordaremos um pouco mais sobre as vantagens da utilização de do plano de negócios e como ele pode ajudar no dia a dia das organizações. Fique atento para conseguir descobrir pouco mais sobre plano de negócios e suas ferramentas.
04 horas
Empreendedorismo
O Conceito de Empreendedorismo
Este curso aborda o Empreendedorismo, chave central para a gestão de negócios, discorrendo sobre seus principais conceitos e características, assim como o processo histórico mundial sobre o tema e a educação empreendedora.
04 horas
Administração
Custos x Despesas
Neste curso você aprenderá definir os custos e despesas, assim como seus conceitos, importantes conceitos utilizados na Contabilidade de Custos.
Conhecerá, também, sobre a classificação dos custos em diretos e indiretos, e quais as implicações desses custos para as empresas.
04 horas
Administração
Viabilidade de Investimentos
Neste curso, aprenderemos um pouco mais sobre indicadores econômicos e financeiros, os quais envolvem métodos de cálculo que visam a avaliação da performance de uma empresa. Conheceremos alguns dos indicadores mais utilizados para acompanhar o seu funcionamento.
Conheceremos o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) e veremos como aplicá-lo por meio de sua equação. Para encerrar, veremos o Custo de Oportunidade e o Valor Presente Líquido (VPL), este último representado por meio de sua equação.
04 horas
Administração
Implementação de Projetos: Fases
Projetos são esforços temporários empreendidos com a finalidade de produzir serviços, produtos ou resultados exclusivos. São formas de atender às mais diversas necessidades de uma organização, tais como melhorias de processo, desenvolvimento de novos produtos, fusões e aquisições, expansão de mercado e outras. Realizar projetos de forma adequada inclui o uso de ferramentas, técnicas e habilidades que permitam que os benefícios esperados sejam atingidos enquanto as restrições de custo, tempo, qualidade, escopo e outras são atendidas, mesmo em situações de incerteza e escassez de recursos.
Desta forma, neste curso, conheceremos os ciclos de vida em projetos (iterativos e incrementais; adaptativos), os grupos de processos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento), e as áreas de conhecimento.
04 horas
Administração
Análise de Projetos de Investimento
Neste curso, você aprenderá a diferença entre projeto e projeto de investimento e conhecerá alguns modos de investimento e suas respectivas aplicações. Apresentaremos a você as etapas de uma análise de investimentos e quais os indicadores que devem ser considerados.
Por último, você verá um exemplo de como aplicar a Taxa Interna de Retorno (TIR), conhecerá a fórmula utilizada para encontrar este resultado e os critérios para avaliação de resultados obtidos.
04 horas
Administração
Viabilização do Plano de Negócios
Definido o Plano de Negócios, chega o momento de buscar formas de viabilização do que foi planejado. É a etapa de determinar e captar os recursos necessários para implementar a ideia do negócio, recursos estes que podem ser humanos e financeiros, materiais e imateriais. Outro ponto que se planeja nessa etapa é quais
fontes serão utilizadas nessa captação.
As fontes serão reservas pessoais do empreendedor e de seus sócios, recursos de terceiros; por exemplo: empréstimos de familiares, amigos e pessoas próximas, ou recursos de instituições financeiras, como empréstimos para capital de giro e estoque que, dependendo das políticas econômicas, possuem taxas de juros
atraentes e que incentivam o empreendedorismo. Todo esse planejamento financeiro é passível de previsão, pois estará vinculado ao planejamento geral do negócio; ou seja, em cada etapa existirá previsão de gastos e, em contrapartida, é necessária a previsão de receita ou de reserva financeira para cobrir determinada despesa.
Neste curso, você terá acesso aos principais conteúdos relacionados a viabilização do Plano de Negócios.
04 horas
Administração
Plano de Negócios
Planejamento e análise de mercado são essenciais para que o empreendedor possa estar preparado para enfrentar os desafios de uma sociedade cada vez mais dinâmica e que sofre transformações constantes.
Antecipar-se aos fatos permite que o empreendedor possa se preparar para as adversidades que todo negócio passa e, num mundo em que a rapidez da informação e os avanços na tecnologia têm promovido mudanças constantes, tais adversidades vão fazer parte de todos os momentos da vida de uma empresa, seja qual for o seu tamanho.
Assim neste curso conheceremos o plano de negócios, suas características, objetivos e estrutura básica.
04 horas
Empreendedorismo
O Processo de Inovação
Nos dias atuais, podemos perceber que o avanço das tecnologias, especialmente das tecnologias de informação e comunicação, tem impulsionado diversas mudanças na sociedade, fazendo da inovação uma regra de desenvolvimento.
Contudo, não podemos pensar que inovação seja, necessariamente, sinônimo de tecnologia, a inovação pode ocorrer em qualquer produto, serviço, processo, ou ainda no marketing e no contexto organizacional. Vamos juntos entender o processo da inovação, bem como o avanço das tecnologias, especialmente as tecnologias de informação e comunicação e as diversas mudanças na sociedade.
04 horas
Empreendedorismo
O Perfil do Empreendedor
O empreendedor possui características diferentes de um simples administrador, conhecer tal diferença é fundamental para o estudo do empreendedorismo. Os empreendedores não pensam nem agem iguais uns aos outros. O processo de tomada de decisão entre uma oportunidade e outra, a forma como transformar a oportunidade em negócio e, por fim, a gestão do empreendimento varia de acordo com cada perfil.
Neste curso, iremos definir as habilidades e características do empreendedor, qualificar os tipos de empreendedores, apresentar os estilos de negociação/ negociador e o comportamento do empreendedor, e definir o papel da liderança e sua importância para os negócios.
04 horas
Empreendedorismo
Negócios de Impacto Social e Startups
Na sociedade atual, o empreendedorismo ganha cada vez mais relevância, assim como a inovação. No entanto, quando se fala de empreender, logo se pensa em uma empresa tradicional, que vende determinados produtos ou serviços com o objetivo de gerar lucro cada vez maior ao negócio.
Contudo, vivemos em um mundo que apresenta muitos problemas que muitas vezes não são solucionados pelo poder público, especialmente nos países em desenvolvimento. É dessa maneira, buscando soluções para os problemas sociais, que surge o empreendedorismo social.