04 horas
Educação
Educação, Globalização e Neoliberalismo
Neste curso, analisaremos as vertentes da Educação, da globalização, liberalismo e do neoliberalismo. Será discorrido sobre as diferentes formas que o neoliberalismo, nosso atual modelo econômico, atua e ganha novos contornos nas dimensões não só econômicas, mas também políticas, sociais, culturais, educacionais e comunitárias do mundo contemporâneo. Refletiremos sobre o liberalismo como uma doutrina que privilegia a liberdade do indivíduo e a não intervenção do Estado na economia.
O Neoliberalismo será evidenciado como uma reconfiguração do liberalismo que defende a liberdade total do mercado e a mínima intervenção do Estado, sendo uma doutrina econômica que apregoa a liberdade absoluta do mercado, com a intervenção mínima do Estado. Essas são temáticas que certamente ajudarão você, educador, a exercer sua profissão de maneira consciente, transformadora e crítica.
04 horas
Educação
Educação Popular e Desenvolvimento Social
Neste curso, trataremos da Educação popular e do desenvolvimento social. Graças às transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo, a escola tem sido bastante questionada sobre seu papel nesta sociedade, que demanda um tipo de trabalhador diferenciado, mais flexível e polivalente, com capacidade de pensar e aprender constantemente, que atenda as exigências dinâmicas que se diversificam em quantidade e qualidade.
Estudaremos esse novo lugar da escola, que precisa contemplar em sua estrutura o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e qualidades para o exercício autônomo, crítico e consciente da cidadania, articulando saberes para o mundo do trabalho e das relações sociais.
04 horas
Educação
Educação, Cultura e Escola
Neste curso iremos estudar a relação existente entre cultura e educação, a partir da perspectiva sociológica. Iremos conhecer e compreender a evolução e a transformação no modo de pensar e fazer a educação no decorrer da história.
Perceberemos que a organização da nossa sociedade e das relações existentes entre os indivíduos é complexa, mas imprescindível para o desenvolvimento do próprio indivíduo e da sociedade.
04 horas
Educação
Relacionamento Interpessoal na Escola
Devemos considerar as relações interpessoais, o papel da escola, da família e do próprio indivíduo, que deve enfrentar muitas vezes questões emocionais construídas ao longo de sua vida para interagir com as pessoas no ambiente escolar e, a partir disso, construir as aprendizagens desejadas.
É muito importante perceber as variáveis que se apresentam no ambiente com o qual a criança convive para que, a partir destas e outras associações, as dificuldades de aprendizagens possam ser observadas e sanadas de forma satisfatória.
Neste curso, estudaremos as dificuldades emocionais e o relacionamento interpessoal no contexto escolar.
04 horas
Educação
Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem
O termo dificuldade de aprendizagem é bastante genérico e usado, por exemplo, para indicar que algo não vai bem no processo de aprendizagem de determinado aluno, que não aprende da mesma forma que seus colegas de sala de aula.
De caráter transitório, a dificuldade de aprendizagem é circunstancial e entre as possíveis causas para que aconteça estão: questões familiares (nascimento de um irmão, separação dos pais, morte de um parente); mudança de escola e/ou professor; falta de adaptação a certa metodologia de ensino, dentre outras.
Caso a dificuldade persista e passe a acompanhar o histórico do aluno, podemos estar diante de um transtorno de aprendizagem.
Neste curso, serão estudadas as dificuldades e os transtornos de aprendizagem na Educação Especial.
04 horas
Educação
Problemas de Aprendizagem
Neste curso vamos estudar sobre problemas de aprendizagem e abordaremos os conceitos referentes às concepções sobre problemas de aprendizagem em crianças e adolescentes com deficiência, desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Estudaremos os aspectos sobre os distúrbios psicomotores no cenário escolar. Para encerrar, faremos abordagens sobre os distúrbios do comportamento humano.
04 horas
Educação
Psicologia e Pedagogia
Psicologia e Pedagogia são consideradas ciências modernas, o que pode soar contraditório, uma vez que as primeiras investigações nos remetem aos filósofos gregos da Antiguidade. Psicologia e Pedagogia têm origem na Filosofia e, até o início do século XIX, não havia uma separação entre essas ciências. Segundo Nogueira
e Leal (2018, p. 34), “a linha que separa as histórias da Pedagogia e da Psicologia da história da Filosofia é frágil e tênue, tamanho o vínculo que as imbrica em uma espécie de simbiose, que as confunde até os séculos XVIII e XIX”.
Desde a origem da ciência psicológica na Alemanha, no século XIX, cujo principal representante foi Wilhelm Wundt, a Psicologia buscou compreender as diferenças entre os sujeitos, estudando, principalmente, o comportamento humano. Esses estudos contribuíram sobremaneira com a educação no que se refere às reflexões sobre atenção, inteligência, desenvolvimento e aprendizagem.
04 horas
Educação
Trabalho em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Neste curso, você estudará as formas que podemos interagir nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e, também, algumas das principais ferramentas de aprendizagem que eles possuem, de modo a compreender qual o seu funcionamento.
Você estudará como se dá a aprendizagem dentro de um AVA e verá algumas possibilidades de interação dada pelas principais ferramentas por ele disponibilizadas. Ainda poderá entender os aspectos e possibilidades de interação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, bem como compreender o papel das ferramentas Wikis em todo esse processo.
2 horas
Educação
Inclusão Educacional: Conceitos e Prática
Neste curso você poderá compreender como a aprendizagem se dá e como ela pode ser eficaz quando são considerados os princípios psicológicos. Para isto, estudaremos as teorias psicológicas contemporâneas aplicadas à educação.
Veremos que os crescentes desafios da sociedade atual exigem que os profissionais ligados à educação conheçam os processos do desenvolvimento humano e entendam a natureza da aprendizagem significativa. A formação desses profissionais deve torná-los agentes de transformação social, com capacitação e habilidades para lidar com os diferentes contextos educativos.
04 horas
Educação
Educação Popular e Desenvolvimento Social
Neste curso, trataremos da Educação popular e do desenvolvimento social. Graças às transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo, a escola tem sido bastante questionada sobre seu papel nesta sociedade, que demanda um tipo de trabalhador diferenciado, mais flexível e polivalente, com capacidade de pensar e aprender constantemente, que atenda as exigências dinâmicas que se diversificam em quantidade e qualidade.
Estudaremos esse novo lugar da escola, que precisa contemplar em sua estrutura o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e qualidades para o exercício autônomo, crítico e consciente da cidadania, articulando saberes para o mundo do trabalho e das relações sociais.